6 PALMEIRAS NATIVAS PARA PROJETOS DE PAISAGISMO
Palmeiras são plantas que dão um toque de charme tropical a jardins, espaços urbanos, casas de praia, sítios ou fazendas. São plantas versáteis, que podem ser plantadas diretamente no solo ou em vasos. Normalmente são plantas que necessitam de pouca manutenção.
A grande maioria das plantas utilizadas no paisagismo no Brasil são de origem exótica. Um exemplo é a cidade de São Paulo, onde cerca 80 a 90 porcento das plantas usadas não são de origem nativa.
Estas espécies exóticas muitas vezes não são tão bem adaptadas as condiçoes edafo-climáticas locais, exigindo mais cuidados e dando mais trabalho de manutenção. Estas plantas muitas vezes necessitam de regas constantes ou levam a um uso excessivo de produtos químicos por serem mais acessíveis a pragas e doenças, o que acaba gerando problemas ecológicos desnecessários.
No Brasil existem mais de 300 espécies de palmeiras, mas infelizmente só pouquíssimas estão sendo utilizadas. Só na Mata Atlântica existem 77 espécies. A diversidade é enorme. Muitas são palmeiras de caule único visível, mas existem também espécies que formam touceiras e até algumas de caule não visível. Várias espécies gostam de um posicionamento a pleno sol, mas existem também as espécies típicas de subbosque que preferem uma meia-sombra.
Para incentivar o seu uso, queremos apresentar aqui algumas alternativas de palmeiras nativas muito robustas, as quais se destacam pela sua beleza e fácil manutenção.